Serviço de Acolhimento Institucional em Casa de Passagem

O serviço de Acolhimento Institucional em Casa de Passagem é administrado pelo Instituto CAMPB desde fevereiro de 2019. O contrato foi assinado emergencialmente com a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda com duração inicial de seis meses.

São atendidas pessoas em situação de rua, acima de 18 anos, de ambos os sexos, que não possuam transtornos mentais severos, por situação de abandono ou não, com rompimento ou fragilização de vínculos familiares, sem moradia fixa, sem condições de auto sustentabilidade, em trânsito ou migração.

O espaço para pessoas acolhidas, isto é, que vivem temporariamente na casa, é composto por dois quartos masculinos e um quarto feminino, sala de estar, lavanderia, cozinha e varanda. A casa tem ainda um espaço de recepção e de triagem de itinerantes que comparecem a casa somente para higienização e alimentação. Essa atividade acontece todos os dias.

A Casa de Passagem conta com uma equipe multidisciplinar composta por Coordenador Geral, Assistente Social, Psicólogo, e dois assistentes administrativos, além de cuidadores e auxiliares de cuidador.

As atividades incluem o encaminhamento para casas e clínicas de recuperação, o contato para reestabelecimento de vínculos familiares e a repatriação de outros que desejem partir de Bertioga.