O programa de jovem aprendiz é uma iniciativa que visa a inclusão de jovens no mercado de trabalho, oferecendo formação técnico-profissional e experiência prática em empresas.
Jovens com idade entre 14 e 24 anos que estejam matriculados e frequentando a escola (caso não tenham concluído o ensino médio) podem se candidatar ao programa.
A carga horária varia entre 4 e 6 horas diárias, dependendo do acordo firmado entre a empresa e o aprendiz, não podendo interferir no horário escolar.
O jovem aprendiz recebe um salário, proporcional às horas trabalhadas, que deve ser no mínimo igual ao salário mínimo-hora.
O processo de seleção pode incluir análise de currículos, entrevistas e dinâmicas, sempre levando em conta o potencial de aprendizado e interesse do candidato.
O jovem aprendiz tem direito a férias, FGTS, 13º salário, vale-transporte e seguro de acidente de trabalho, além de outros direitos previstos na CLT.
RG e CPF do jovem
RG e CPF do responsável
Comprovante de residência atualizado
Boletim escolar
Cartão Nacional do SUS
Carteira de Vacinação Infantil e COVID
Comprovante de benefícios e renda
Laudo com CID – se for o caso
Preencher o formulário: Processo Seletivo – Instituto CAMPB
O processo de seleção pode incluir análise de currículos, entrevistas e dinâmicas, sempre levando em conta o potencial de aprendizado e interesse do candidato.
Preencher o formulário para ser candidato a uma vaga: Processo Seletivo – Instituto CAMPB
Sim, o jovem aprendiz deve manter um bom desempenho escolar e frequentar as aulas regularmente, pois a continuidade no programa está condicionada ao sucesso escolar.
Além de promover a responsabilidade social, as empresas recebem incentivos fiscais, contribuem para a formação de futuros profissionais e têm a oportunidade de moldar talentos desde o início.
A empresa deve oferecer um contrato de trabalho especial, cumprir a carga horária de acordo com a legislação, garantir um ambiente de trabalho seguro e oferecer formação técnico-profissional.